Lançado no ano de 1996, “Independence Day” trouxe para as telas efeitos especiais impressionantes (inclusive, ganhou o Oscar nessa categoria), acompanhou uma tendência de filmes que foram lançados na época com o gênero de ficção científica e é até hoje lembrado pelos fãs do gênero. Vinte anos depois, sua sequência “Independence 2 – O ressurgimento” estreia nessa quinta-feira (23) com referências a história inicial e alguns personagens do primeiro filme, além de ter a mesma direção do alemão Roland Emmerich.

independence-day-resurgence-jeff-goldblum-bill-pullman

Para quem não lembra, na história inicial, a Terra tem sua atmosfera invadida por uma nave e após tentativas das autoridades militares e governamentais de comunicação com os extraterrestres que a comandam, descobrem que esses seres estão utilizando satélites para se comunicarem com outros e iniciarem uma série de ataques para exterminar a raça humana e repovoar o planeta. Após dois dias de ataques, as nações encontram uma possibilidade de combater os invasores e conseguem até prender alguns dos seres extraterrestres.  Em “Independence Day 2”, esses seres voltam a se comunicar e a planejar um novo ataque. O contexto na Terra, porém, é outro: a história se passa numa realidade onde a tecnologia está mais avançada, a exploração espacial está mais aprofundada e a sociedade mais evoluída, unida e sem guerras ou conflitos. Portanto, é um novo desafio para as autoridades lidar com os novos desafios apresentados diante do retorno dessa ameaça.

id4-gallery5

A história nos apresenta novos personagens – alguns com referências a personagens do outro filme – como é o caso dos tenentes Jake Morrinson (interpretado por Liam Hemsworth), Patricia Whitmore, (interpretada por Maika Monroe) que é também filha do presidente dos EUA no primeiro filme (Thomas Whithmore, interpretado por Bill Pullman e que aparece novamente nessa sequência) e Dylan Hiller (interpretado por Jessie Usher) que na história é filho do Capitão Hiller, protagonista interpretado por Will Smith no primeiro filme e que nesse caso, achamos que esse fato deveria ter mais influência na trama. Todos, apesar de revelações, aparecem bem desenvoltos em cenas de ação corporal e de carga dramática. Outros personagens conhecidos aparecem novamente para complementar e criar conexão com a história anterior, como é o caso do especialista David Levinson (interpretado por Jeff Goldblum), o ex-presidente dos EUA Thomas Whitmore (como dito anteriormente, interpretado por Bill Pullman) e Dr. Okun (interpretado por Brent Spiner e responsável por criar momentos cômicos e com os diálogos mais interessantes do filme), além deles, vale destacar duas personagens que são necessárias para o incremento do contexto da história: a presidente Lanford (interpretada por Sela Ward), que mostra uma evolução na representatividade desse cargo tão importante nos filmes americanos (antes em maioria esmagadora interpretada por homens) e a Dra. Catherine, interpretada pela competente atriz Charlotte Gainsbourg.

independence-day-resurgence-trailer-image-25O grande responsável por tornar o filme um ‘must-see’ continuam sendo os efeitos especiais! Tanto nas cenas no espaço, quanto nas interações dos humanos com os seres extraterrestres, até no design de armas, aeronaves etc. São realmente bem produzidos e executados. A história acaba pecando em cima de clichés patriotas e com pouca profundidade, com momentos aonde é claro o apelo ao militarismo americano.

ce0a9d1ef108a345fc40beb0d0195772

Para se ter um aproveitamento total desse filme e toda a sua ação, recomendamos altamente assisti-lo em uma sala de cinema com 3D e IMAX: tecnologia que proporciona total imersão no filme, pois é composto por uma tela gigante, com resolução 4k, quatro vezes maior do que a projeção digital comum e também possui um sistema de som Dolby Atmos, que faz com que você ouça absolutamente tudo do filme pois os sons vêm de todas as direções da sala! :-O No Rio de Janeiro, a única sala disponível com essa tecnologia fica no UCI, a sala XPlus, localizada no shopping New York City Center, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

255539.jpg-r_1920_1080-f_jpg-q_x-xxyxx

Se você ainda não conferiu essa novidade, reserve seu ingresso e se surpreenda tanto quanto a gente! Boa sessão!