logotipo-itinerario-de-bar Teoremas de Bar sem bar não é Teoremas, por isso a série “Itinerário de Bar” chega para visitar e conhecer os locais que estão, ou sempre estiveram, em alta! Se você é carioca ou turista, acompanha com a gente essa rota incrível que o blog preparou para vocês. #PelaRua

Lapa Irish Pub

No mesmo lugar temos música ao vivo, cerveja boa, Irlanda e Brasil. O Lapa Irish Pub é um espaço no Rio perfeito para os amantes do país, turistas em busca de identificação, ou simplesmente curiosos, prontos para beber em mais uma mesa de bar. A cor verde, símbolo da Irlanda e também da vitalidade, está bastante presente logo na entrada. A meia luz e a parede de tijolos antigos nos acolhe e convida para sentar nas mesinhas de madeira localizadas no espaço principal do estabelecimento. Lá dentro, ouvimos um som que se pode comparar às músicas dos filmes medievais, servindo de trilha sonora para a conversa abafada tanto em português quanto em inglês.

foto-1-2

“Toda terça-feira separamos uma mesa exclusiva para quem quer praticar inglês. Um casal comanda a conversa, mas qualquer um pode sentar lá e se juntar a eles. Nas 2ª Terças do mês também tocamos músicas tradicionais da Irlanda com uma banda especializada” , explica o gerente Marcelo Conti.

A banda em questão é a Tailten, popular entre as feiras Medievais e presença confirmada no Lapa Irish Pub. Eles são os responsáveis pela Session Irlandesa, momento dedicado a praticar os instrumentos tradicionais do país, inclusive abrindo espaço para iniciantes e amadores arriscarem umas notas sob instrução dos membros da banda. No meio da noite, os profissionais entram em ação com as músicas cheias de energia, que vão fazer você se sentir na terra dos duendes.

foto-2-1

Quarta-feira também é para praticar, mas dessa vez a voz, já que nesse dia da semana o bar tem Karaokê com repertório nacional e internacional, principalmente de Rock, Jazz e, para os mais ousados, músicas típicas da Irlanda. Nos outros dias o clima musical não deixa a desejar, já que diversas bandas de Rock passam pelo Pub semanalmente. Faz bastante sentido que o gênero tenha sido escolhido para liderar os eventos, levando em consideração que a banda de rock U2 nasceu em Dublin, capital irlandesa, e de lá se tornou sucesso no mundo todo.

Outro sucesso irlandês que ganhou os brasileiros é a tradicional cerveja Guinness, que com sua cor escura e sabor característico ajuda a deixar na boca o gosto do país. Com mais de 250 anos de história, a bebida mantém sua composição intacta desde o primeiro lote e pode ser encontrada no bar. Para aqueles que preferem se embebedar com outros sabores irlandeses, o Whiskey Jameson e o Licor Baileys também estão disponíveis, além de cervejas artesanais nacionais e importadas.

foto-3

O Barman Fábio Figueira trabalha no Pub desde de 2009 e não conhece apenas as bebidas, mas também as histórias dos clientes que passaram por lá.  “Durante as Olimpíadas muitos irlandeses visitaram o Pub, mas o dia que mais chamou a atenção foi quando o McGregor venceu uma luta. Tinham mais irlandeses que brasileiros aqui, com certeza vieram por causa do tema do bar”, conta Fábio.

Se até os irlandeses se sentiram em casa, com os brasileiros não seria diferente. Talvez você não encontre um trevo de quatro folhas, mas definitivamente vai se sentir com sorte depois de passar uma noite no Lapa Irish Pub. Conheça!

  • Funcionamento: Terça e quarta de 19h às 23h; quinta de 20h às 23h; sexta e sábado de 22h às 02h.
  • Entrada: Terça a entrada é franca; de quarta à sábado a partir de R$ 10.
  • Endereço: Rua Evaristo da Veiga, 147. Lapa – RJ.

Acesse aqui o Facebook  😉 

Fotografia: Arthur Germano