Salve, salve, galerinha! Depois dessa saudação que mais parece as primeiras palavras de um VJ da década 90, vamos lá. Vocês já entenderam que depois da última matéria a Independentes decolou de vez, né? A partir de agora a nossa coluna é semanal e toda terça-feira você vai poder dar um bizu num pedacinho do enorme cenário da música independente. E foi pensando mais ou menos nesse apanhado geral que surge hoje a primeira edição da Serviço Completo, uma espécie de coluna dentro da coluna. A dinâmica é simples, periodicamente a gente vai mostrar todas as novidades que as bandas independentes estão produzindo por esse Brasil de meu Deus. Na roda entra um pouco de tudo, lançamento de EPs, músicas, clipes e, principalmente, datas de shows que vocês certamente vão poder curtir por aí. As bandas foram separadas por estados e, apesar de você poder ir direto pro seu, eu recomendaria dar um play mesmo se os músicos morarem no Chuí. Quer algo melhor do que descobrir um artista novo?

Bahia

Os coleguinhas da Levante, terceira colocada do WebFestValda do ano passado, lançaram recentemente um EP (e uma das faixas é a maravilhosa Procedimento Padrão). As músicas falam de racismo, violência e outras mensagens que entram pelos ouvidos e chacoalham a cabeça da gente. Incendiário está no Youtube, no Spotify, no Deezer, no iTunes e onde mais você procurar.

Pra continuar libertando a sua mente, siga a banda no Facebook clicando aqui.

Minas Gerais

Leopoldina, município da Zona da Mata Mineira, comemora no próximo dia 27 de abril 163 anos de história. E pra celebrar, a Hey Joe, banda revelação do WFV 2016, vai desfilar o seu surf, reggae e ska na praça da cidade. Pra ouvir um som repleto de positividade, anota aí o serviço completo (só agora o nome da coluna fez sentido, né?):

  • Quando: o aniversário é no dia 27, mas o show acontece em 28 de abril, a partir das 22h;
  • Quanto: 0800, de graça, na faixa, grátis, gratuito e outros sinônimos de quando você não paga nada;
  • Onde: Praça Félix Martins – Centro Leopoldina.

Se você não estará nem perto de Minas por esses dias, ainda vale baixar o disco de graça no site deles (aqui) e curtir a fanpage.

Paraíba

Nem é que eu queira te influenciar a nada, mas quando o assunto é música, o belo Estado da Paraíba tem mais do que boas credenciais. Foi de lá que saíram Elba Ramalho, Chico César e Zé Ramalho (confesso que escrevo esse texto ouvindo Chão de Giz). Com esse histórico, nada mais justo do que selecionar duas bandas de João Pessoa pra nossa agenda.

Primeiro a Mafiota, banda que “toma rumos que vão do funk e do soul até o brega e o ska – um pop marginal travestido de rock alternativo”. Essa descrição é tão deliciosamente boa que eu resolvi copiar na íntegra do Facebook. Enquanto prepara Malé, seu primeiro álbum, a Mafiota se apresenta três vezes em abril e uma delas é desse jeito aqui, olha:

  • Quando: 21 de abril a partir das 22:30;
  • Quanto: R$15;
  • Onde: Praça São Pedro Gonçalves, 8 – Centro Histórico – Varadouro.

Esqueci todos os outros pontos turísticos e a única coisa que quero fazer quando viajar pra João Pessoa é conhecer essa maravilhosa Rua da Areia aí.

Também da Paraíba, também de rock e também preparando um novo trabalho para o segundo semestre, a Primeira Estrada nasceu em 2009 e tem um som que anda movimentando o cenário independente. Pra te dar um primeiro contato com os rapazes, separei o videoclipe de Existência, ouve só:

Se quiser conhecer mais, além de deixar seu like na página, eles vão mostrar um pedaço do trabalho no fim de abril:

  • Quando: 29 de abril a partir das 23:59;
  • Quanto: R$25;
  • Onde: Atol Music Bar – Avenida Coração de Jesus – João Pessoa.

Rio de Janeiro

Vejam o quão plural andam as coisas por aqui, teoremistas, o show que rola no Rio nem é de uma banda fluminense. A primeira vez em que vi o vídeo de inscrição da Etcoetera no WFV 2017 tive a certeza de que estava lidando com uma banda tão famosa quanto o Jota Quest. Doce ilusão, os caras são muito melhores:

Na verdade eles se inscreveram com Ana Rosa, mas eu amei essa daí muito mais.

A banda é de Juiz de Fora (MG), se apresenta em duas datas diferentes no Rio e a mão que vai escrever uma matéria com eles chega a coçar. Enquanto o Teoremas não traz novos detalhes, 30 segundos do vídeo acima devem ser argumento mais do que suficiente pra você ir nos​ shows. Dia 22 de abril eles estarão na Praia de Grumari e dia 30 no Rio Forest Hostel. Você pode ter acesso aos detalhes clicando aqui.

São Paulo

O rock bem-humorado da Acústicos e Calibrados continua rugindo a todo vapor. Dessa vez os barbudos produziram uma ode ao líquido abençoado que embala nossas noites. Com vocês, o novíssimo videoclipe de Cerveja.

Esses e outros sucessos engraçadinhos (incluindo a sensacional Sabonete) vão embalar algumas noites paulistanas. Como a agenda deles é mais cheia do que a de dupla sertaneja, o melhor lugar pra você ficar sabendo dos shows que rolam é a fanpage da banda (clique aqui).

Desde que comecei a acompanhar a turma da Periferia A Massa os caras já foram matéria do UOL e participaram dos shows de vários artistas grandões (inclusive dia 28 é a vez do quase desconhecido Thiaguinho). Apesar de toda essa badalação, mais do que merecida por sinal, a pegada continua a mesma: mistura de soul, samba e funk para mostrar o outro lado da periferia paulistana. Recentemente eles coroaram Deixa o som te levar com o clipe acima.

E adivinha só? O pessoal está no Spotify e Facebook, mas pra ouvir ao vivo lá vai o serviço completo:

  • Quando: 30 de abril às 16h;
  • Quanto: De graça;
  • Onde: Sesc Bauru – Av. Aureliano Cardia, 6-71 – Vila Cardia, Bauru.