Sempre fazendo testes para tornar seu serviço diferenciado, a Netflix lançou uma ideia promissora: deixar o assinante decidir o rumo da história que está assistindo. A princípio, a inovação será exclusiva de séries infantis. Se o público abraçar a ideia, tudo indica que a empresa pode dar segmento ao projeto.

O primeiro conteúdo com a novidade interativa já está no catálogo. Em alguns episódios de Gato de Botas: Preso Num Conto Épico, a história é interrompida e duas opções aparecem na tela. Nesse momento, o espectador pode selecionar qual caminho quer que a trama tome a partir dali. A escolha é pelo controle ou por toque, dependendo do dispositivo em questão. Caso o assinante demore muito ou não queira decidir, o sistema segue automaticamente.

Os próximos conteúdos confirmados com o novo recurso são Buddy Thunderstruck: A Pilha do Talvez (lançamento previsto para 14 de julho no Brasil) e Stretch Armstrong: The Breakout (apenas em 2018). O nome oficial da tecnologia é Kids Interactive Adventure (Aventura Interativa Infantil, em tradução livre).

Outro ponto interessante é que a novidade influencia também a duração da série. Dependendo das decisões tomadas, alguns episódios do Gato de Botas podem variar entre 18 e 39 minutos. Para Buddy Thunderstruck a experiência é ainda mais intensa. Um capítulo pode ter 12 minutos ou ser “infinito”, devido à possibilidade de fazer a trama entrar em looping com as alternativas apresentadas.

Nessa fase inicial de implementação, apenas usuários de IOS, videogames, Roku e algumas Smart TVs mais modernas terão acesso à experiência. Os assinantes que acessam a Netflix de Androids, Apple TV, Chromecast e até mesmo pela web vão ter que aguardar mais um pouco.

Confira aqui o vídeo oficial que explica como funciona a novidade da Netflix: