A ovelha negra dos filmes do DiCaprio, ‘A Praia’ não transmite mais do que o motivo da sua má popularidade entre os críticos. O filme apresenta uma trama que não é novidade nos filmes americanos: jovens em busca de aventura. Richard (Leonardo DiCaprio) chega em Bangkok destinado a viver novas aventuras. Ele conhece Daffy (Robert Carlyle), um viajante que fala sobre ‘o paraíso’, uma ilha isolada do mundo, um lugar paradisíaco e desconhecido pelos turistas. Entretanto, Daffy se mata e deixa para Richard um mapa para que ele vá até a ilha. Na companhia de Françoise (Virginie Ledoyen) e Étienne (Guillaume Canet) eles partem para a praia.

Até aí o filme mais parecia uma boa aventura da ‘Sessão da Tarde’ com tramas fracas e desconectadas, mas acreditem, depois de uma melhora considerável a queda é ainda maior. Quando o grupo de amigos chegam a ilha descobrem que ela também é habitada, além do grupo de viajantes, por fazendeiros que produzem maconha. Após uma cena de fuga que não convence e um período ótimo na colônia, tanto para o filme quando para os personagens, as coisas começam a desandar.

Tendo Danny Boyle como diretor, e mesmo que esse filme seja anterior ao famoso ‘Quem quer ser um milionário?’, as expectativas se tornam quase um pré-requisito e, tristemente, são todas massacradas durante a segunda parte do filme. Richard, o jovem em busca de aventura, se torna um ‘guardião da floresta’ e as cenas não possuem complexidade alguma, a mudança do personagem é rápida e feita de forma errada e a volta ás suas origens é mais rápida ainda (de uma cena para a outra).

Sem nenhuma complexidade das filmagens, no roteiro e nas atuações o filme se torna fraco, não convence, a mensagem que ele desejava transmitir se perde ao longo de duas horas de mudanças e mudanças sem nenhum embasamento. Vale a pena assistir? Se você, assim como eu, está numa maratona de filmes do DiCaprio, creio que é imprescindível, mas se não está, tem outros filmes bem melhores de todos os atores e diretores citados aqui que valem a pena. DiCaprio garantiu uma indicação de pior ator no Framboesa de Ouro e Boyle não conquistou nenhum prêmio com esse filme e, podem ter certeza, isso é melhor que o filme pode oferecer.