Sim, já é quase 2018 e eu não deveria ter que escrever esse texto. Se o faço, é no sentido de oferecer um instrumento de utilidade pública. Mesmo depois de 30 anos vocês não estão sabendo utilizar a internet e eu, defensor das boas práticas cibernéticas, me vi na obrigação de montar um tutorial. Então atenção: a partir de amanhã boa parte do que hoje é feito não será mais tolerado e vocês estarão sujeitos a sanções morais.

Mandar áudio com mais de 30 segundos

A gente já discutiu isso aqui outra vez, mas pelo visto vocês não aprenderam. Pode mandar áudio com mais de 30 segundos? Pode, desde que você esteja sequestrado dentro do porta-malas de um Chevette. Nos demais casos é muita pretensão sua acreditar que não tem disposição de escrever, mas a outra pessoa vai ter disposição de ouvir. Apenas pare.

Se você não souber ler também vale.

Tirar o visualizado por último e o tique azul

Ainda explorando as nuances desse mundo chamado Whatsapp, aí vai mais uma dica: jamais tire o visualizado por último e o tique azul. Isso é coisa de pessoa desonesta e a gente que mandou a mensagem do lado de cá não tem estabilidade emocional pra dúvidas. Tá escondendo alguma coisa? Tá me evitando? Muito ocupado falando com suas amiguinhas?

Colocar na capa do Facebook uma foto de você mesmo

Presta atenção, já tem você no nome, na foto de perfil, nas fotos do álbum e na linha do tempo. Precisa ter você também na capa? É muito você. Além de ser narcisismo é uma redundância sufocante de si mesmo.

Fazer grupo no Whatsapp

O bom dia coletivo, o negão da piroca, os memes de dois meses atrás do Twitter e até a família não existiriam se um dia o homem não tivesse inventado o grupo de Whatsapp. É chato, é deselegante e você cria uma cilada social pra quem foi adicionado: depois de entrar, diz Glorinha Kalil, é impossível sair.

Fazer perfil de casal

Se você não for casado com o seu irmão siamês não pode fazer um perfil só pros dois. Perde horrores de credibilidade e faz com que do lado de cá a gente fique torcendo pro seu relacionamento acabar.

Compartilhar matéria que nem leu

A gente sabe que o analfabetismo funcional é um problema muito sério no nosso país, por isso você até pode curtir aquele post sensacionalista da Veja, mas compartilhar antes de ler jamais! Vai que foi só um título irônico e na verdade aquele texto está apoiando uma ditadura comunista-gay que quer liberar a maconha. Um perigo!

Passar corrente 

Quando um pássaro está vivo, ele come as formigas, mas quando o pássaro morre, são as formigas que o comem. Tempo e circunstâncias podem mudar a qualquer minuto. Por isso, não desvalorize nada em sua volta. Você pode ter poder hoje, mas, lembre-se: O tempo é muito mais poderoso que qualquer um de nós! Saiba que uma árvore faz um milhão de fósforos, mas basta um fósforo para queimar milhões de árvores. Portanto, seja bom! Faça o bem!
O tempo é como um rio. Você nunca poderá tocar na mesma água duas vezes, porque a água que já passou, nunca passará novamente.
Aproveite cada minuto de sua vida e lembre-se:
Nunca busque boas aparências, porque elas mudam com o tempo. Não procure pessoas perfeitas, porque elas não existem. Mas busque acima de tudo, um alguém que saiba o seu verdadeiro valor.
Tenham 4 amores:
Deus;
A vida;
A família;
E os amigos.
Deus porque é o dono da vida;
A vida porque é curta;
A família porque é única;
E os amigos porque são raros!!

Mande isso para 32 pessoas e se receber de volta você está cercado pelos piores idiotas do mundo!

Fazer snap de balada

Sabe o que realmente engrandece a vida de uma pessoa que passou o final de semana em casa? Entrar no Snapchat/ Instagram/ Facebook e ver você e seus amigos pulando numa luz piscante. A gente fala, “nossa, como é bacana a vida desse rapaz que dubla a música enquanto grava tudo com uma imagem tremida”.

Colocar GIF como foto de perfil

Esse é muito pessoal, ataca a minha labirintite, desculpa.

Curtir confirmação de interesse em evento

Eu nem confirmei presença e você já tá curtindo? Tá me seguindo na rua também? Tem câmera na minha casa? Meu Deus, vou ligar pra polícia!

Fazer teste

“Qual personagem de Sense8 eu seria se a série não fosse uma bosta?”. “Veja qual signo mais combina com a tua vida merda”. “Quem vai ser meu namorado em 2018?” . Pior do que fazer teste é mandar um teste sobre você pros seus amigos responderem. Aos colegas que admiram a prática, segue um site ótimo pra isso: www.orkut.com.

Usar muitas hashtags

#Você #realmente #acha #que #alguém #vai #curtir #a #sua #publicação #merda #por #causa #de #hashtag?

Publicar textão

Nossa, que maravilha essas suas palavras espalhadas em 42 linhas. É tudo o que a gente precisava em uma rede social. É nesse ano ainda que estreia tua coluna na Folha?

Fazer live

Sério, quem você acha que é? A Anitta? Que ser arrogante realmente acredita que está vivendo um momento tão mágico que precisa também ser assistido por outras pessoas?