A rivalidade entre DC e Marvel vem desde quando os quadrinhos mais raros eram encontrados aos montes em qualquer banca de jornal. Criadas com apenas cinco anos de diferença (1934 e 1939, respectivamente) as duas gigantes das HQ’s deixaram de seguir apenas um rumo e, nos últimos anos, tem investido pesado em outro meio de entretenimento: o cinema.

Após a criação do Super Homem, em junho de 38, o herói se tornou o cartão de visita da DC que, durante muitos anos, se intitulava a ‘Superman DC’. A primeira série de animação feita pela DC deixava isso bem claro, ‘As novas aventuras do Superman’ foi lançada em 1966 e só aumentou os fãs do mocinho. Batman veio logo depois, em maio de 39 e, juntos, os dois se tornaram os principais personagens da marca. Outros heróis importantes para DC surgiram nos anos seguintes. Mulher Maravilha, Flash, Lanterna Verde e Aquaman ajudaram a formar a Liga da Justiça. Uma das primeiras animações da companhia juntavam esse grupo: os ‘Super Amigos’ (1973/85) contava com a presença dos personagens mais famosos da DC e abriu portas para o novo meio.

A Marvel não ficou para trás. Seu universo de heróis era enorme ainda nos primeiros anos de empresa. A primeira HQ foi estrelada pelo Tocha Humana e Namor, personagem que teve uma trajetória longa na Marvel. Diferente da DC, a Marvel apresentava muito diversidade entre seus personagens e um universo de histórias e núcleos. Os X-Men, Vingadores, Quarteto Fantástico, entre outros. Em 1939, Stanley Lieber foi contratado como um faz tudo da empresa, mas foi a criatividade dele que fez a Marvel crescer e ampliar o seu leque de personagens e histórias. Em 1966 estreou ‘The Marvel Super Heroes’, uma série de animação que contava com a presença do Capitão América, Homem de Ferro, Hulk, Namor e Thor.

Foi em 1951 que a DC se lançou no mundo dos live-action com o filme ‘Superman e os homens-toupeira’ que não agradou aos espectadores da época e foi um fracasso de bilheteria. Outros filmes foram sendo lançados ao longo dos anos e a expressividade de público e de reconhecimento foi aumentando gradativamente. Não posso dizer ao certo quando a DC se tornou uma potência, também, na produção de filmes, mas a Trilogia ‘Batman’ foi um marco para a empresa. O filme ‘Batman Begins’ de 2005 foi dirigido por Christopher Nolan e teve grande reconhecimento entre os fãs e, principalmente, entre os críticos, recebendo uma indicação ao Oscar. Em 2008 foi lançado a continuação da trilogia. ‘Batman: o cavaleiro das trevas’ recebeu oito indicações ao Oscar e faturou duas estatuetas.

A Marvel entrou no mundo dos live-actions alguns anos mais tarde. ‘Howard, the Duck’ foi lançado em 1986 e é um pouco excêntrico demais. Nos anos 90 a empresa passou por várias dificuldades financeiras e chegou a falência alguns anos depois. Para resolver esse problema e se reerguer a marca decidiu vender o direito de alguns dos seus maiores personagens. A partir daí começaram a surgir diversas adaptações para o cinema. Algumas realmente faziam jus as histórias contatas nos quadrinhos, como Spider-Man, de 2002. Entretanto, com outros filmes eles não tiveram tanta sorte, como em ‘Quarteto Fantástico’ lançado em 2015.

Atualmente, as duas empresas contam com superproduções que acumulam recordes de bilheteria. A Marvel, com a criação do ‘Marvel Studios’ e a junção com a Disney vem apresentando filmes muito bem trabalhados e, o melhor, muitos semelhantes aos quadrinhos. Homem Aranha, Thor, Capitão América: o primeiro vingador e Os Vingadores são exemplos de filmes que tem elevado o nome da empresa. A última estreia foi o terceiro filme da franquia do Thor, que ainda está em cartaz e você pode conferir o trailer clicando aqui. Já a DC aposta na promoção da Liga da Justiça e vem fazendo isso desde o lançamento de ‘Homem de Aço’, em 2013, seguido de ‘Batman vs. Superman’ e ‘Mulher Maravilha’. A próxima grande estreia da DC acontece na próxima quarta-feira, dia 15. Liga da Justiça contará não somente com a presença dos ‘três grandes’, dessa vez Aquaman, Cyborg e Flash entram na história para salvar o mundo após a morte do Superman.

Assista ao trailer do filme: