Na última quinta-feira (23/11) estreou ‘Assassinato no Expresso do Oriente’, que você pode ler a crítica clicando aquimas esse não é o primeiro filme adaptado de uma história da Agatha Christie. A escritora inglesa que já vendeu mais de 2 milhões de livros e eternizou detetives como Hercule Poirot e Miss Jane Marple, já foi base para 32 filmes. Hoje, eu vou te indicar 5 filmes que apenas aumentaram o sucesso da escritora e que foram um marco na indústria do cinema.

Assassinato no Expresso do Oriente – 1974

A adaptação de 2017 não foi a primeira a trazer um dos livros mais famosos da autora para as telonas. Com direção de Sidney Lumet e tendo Denis Quilley, Albert Finney, Lauren Bacall, Jacqueline Bisset, Martin Balsam, Jean-Pierre Cassel, Sean Connery e John Gielgeu em seu núcleo principal, o filme trás a história de um assassinato em um famoso trem. Hercule Poirot, famoso detetive, embarca por um acaso nesse trem e acaba tendo que desvendar esse crime. O único problema é que todos os passageiros têm motivo para cometer o crime, o que dificulta o trabalho do detetive. Mesmo com essa nova adaptação nos cinemas, o filme de 1974, trás um clima de nostalgia e tem todas aquelas características de “filme antigo” que amamos.

Morte sobre o Nilo – 1978

Hercule Poirot decide passar suas férias em um navio no Egito. O que ele não esperava é que a herdeira de uma família importante seria assassinada no mesmo navio em que ele buscava descanso e tranquilidade. A busca pelo culpado se torna cada vez mais interessante com a pluralidade de possíveis culpados e a acontecimento de novos crimes ao lingo da investigação. O filme tem direção de John Guillermin e conta com Bette Davis, Maggie Smith, Mia Farrow, Angela Lansbury e Jack Warden no elenco.

A Maldição do Espelho – 1980

Nesse filme, Angela Lansbury interpreta Miss Jane Marple, que fica responsável de investigar a morte de uma mulher que morre envenenada em uma festa beneficente. Essa é o primeiro filme da lista em que temos a presença da Miss Jane como detetive e, durante o filme vamos percebendo as peculiaridades dessa personagem. O filme conta com a direção de Guy Hamilton e tem grandes nomes de Hollywood no cinema, como Elizabeth Taylor, Geraldine Chaplin, Kim Novak e Charles Gray.

Assassinato de um dia de sol – 1982

Hercule Poirot desta vez não é não está de férias e nem em uma viagem de uma hora, ele foi chamado para investigar a morte de uma celebridade em uma ilha do mediterrâneo. Com a direção de Guy Hamilton, que já havia dirigido ‘A Maldição do Espelho’, o filme é muito fiel ao livro, lançado em 1941. A interpretação do renomado detetive ficou a encargo de Peter Ustinov.

Encontro marcado com a morte – 1988

Depois de filmes consecutivos, esse filme foi um dos últimos a ser lançado dessa forma. Hercule Poirot, interpretado por Peter Ustinov, investiga o assassinato de Emily Boynton, uma viúva que estava em uma viagem com sua família. Madrasta de três crianças e mãe legítima de apenas um dos filhos do seu falecido marido, ela chantageia o advogado da família para garantir a fortuna do marido. Após a sua morte, a lista de suspeitos é grande, dificultando o trabalho de Poirot.

Agora, nos resta esperar novas adaptações de livros da Rainha do Crime para os cinemas e torcer para que elas cheguem logo! Se depender da minha interpretação de uma das últimas cenas no novo ‘Assassinato do Expresso no Oriente’, essa adaptação não vai demorar para chegar e eu já posso até apostar o próximo título.