Eu admito que não sou muito fã do Natal. Não sei exatamente porquê. Mas, por incrível que pareça, um dos melhores natais que já tive foi quando eu passei muito mal – vai entender – e fiquei o dia todo deitada, vendo série. Sem nenhum senso de responsabilidade, totalmente de férias e sem nem ter que arrumar nada para Ceia, já que estava doente. Meio triste? Talvez. Mas pensando nisso, separei sete episódios das nossas séries preferidas para você assistir nesse dia especial, quer você ame a data ou não. Se ajeita no sofá, pega uma comida gostosa – pode ser a que sobrou do jantar do dia 24 – e feliz Natal!

  1. Friends – The One With The Holiday Armadillo (7ª Temporada – 10º Episódio)

Uma série que ficou tanto tempo no ar como Friends só pode ter ótimos episódios de natal na lista. Escolhi esse episódio principalmente pela presença de Ben (Cole e Dylan Sprouse), filhinho do Ross (David Schwimmer). Ross, judeu de criação, percebe que seu filho não está muito informado sobre as tradições do Hanukkah. Então, decide tirar um dia para lhe contar a história por trás da criação do feriado. Mas, as coisas acabam não dando tão certo.

  1. The O.C – The Best Chrismukkah (1ª Temporada – 13º Episódio)

Falando em Hanukkah, The O.C é outra série que fala muito do feriado judaico. Seth Cohen (Adam Brody), filho de uma mãe católica e um pai judeu, decide juntar o melhor dos dois mundos e criar sua própria data: o Chrismukkah. Mas, além dessas duas religiões, Seth se encontra entre duas garotas muito especiais: Summer (Rachel Bilson) e Anna (Samaire Armstrong). Cada vez mais enrolado, ele precisa decidir o quanto antes com quem quer ficar.

  1. How I Met Your Mother – Symphony of Illumination (7ª Temporada – 12º Episódio)

Quando se fala em Natal e How I Met Your Mother, a primeira coisa que passa na cabeça dos fãs é o episódio da 2ª Temporada no qual Lily (Alyson Hannigan) e Ted (Josh Radnor) brigam, fazendo com que a moça leve toda a decoração natalina de volta para o seu pequeno apartamento. Mas, para mim, não foi difícil chegar no 12º episódio da 7ª temporada. Depois de Robin (Cobie Smulders) receber péssimas notícias e tentar lidar com isso sozinha, Ted prepara uma surpresa para ela: um verdadeiro show pirotécnico com luzes de natal e músicas, só para alegrar sua amiga. Quem viu sabe o quão lindo o episódio é. Para mim é um dos mais emocionantes de toda a série.

  1. Modern Family – Express Christmas (3ª Temporada – 10º Episódio)

Quando Phil Dunphy (Ty Burrell) percebe que sua família não vai conseguir passar o Natal juntos, ele decide fazer um “Natal expresso” e comemorar a data no dia 16 de dezembro. Mas, entre desencontros e erros, tudo acaba saindo dos trilhos. É um episódio hilário – mas, fala sério, qual da série não é? – e uma das minhas coisas preferidas sobre ele é o típico clima californiano que a família enfrenta. Em pleno dezembro norte-americano e todos decidem ir para piscina se bronzear. Então, finalmente diga adeus aqueles filmes e séries com neve e lareiras que nos fazem tanta inveja. Afinal, quem disse que calor e Natal não combinam?

  1. That 70s Show –  The Best Christmas Ever (1ª Temporada – 12º Episódio)

Eric (Topher Grace) finalmente consegue permissão dos pais para fazer uma festa de Natal no seu famoso porão e recebe um dinheiro para comprar as comidas e decoração. Mas ele e os amigos gastam tudo com cerveja e acham que será uma ótima ideia enganar a todos, cortando uma árvore qualquer na floresta, fingindo que foi comprada. Além disso, mais problemas surgem quando Hyde (Danny Masterson) dá um presente super especial para Donna (Laura Prepon), namorada de Eric. Que episódio, que série! (Dá até para esquecer por alguns segundos que Masterson foi acusado de estupro. Mentira. Não dá não. Estragou a série para mim).

  1. Grey’s Anatomy – Grandma Got Run Over By a Reideer (2ª Temporada – 12º Episódio)

Muitos médicos são colocados a prova quando seus pacientes se recusam a realizar determinados procedimentos que vão contra sua ideologia religiosa. Se você é fã de Grey’s Anatomy aproveite e tire esse momento para relembrar de um mundo com Derek (Patrick Dempsey), George (T. R Knight), Izzy (Katherine Heigl), o casal Cristina (Sandra Oh) e Burke (Isaiah Washington) – que fase! – e quando o maior problema de Alex Karev (Justin Chambers) era passar na sua prova. De fato, tempos que não voltam mais.

  1. Black Mirror – White Christmas (2ª Temporada – 4ª Episódio)

Para não dizer que a lista é só feita de episódios mais leves, toma um dos melhores episódios de todas as temporadas de Black Mirror. De verdade, nem sei o que sentir quando o assunto é White Christmas. Tudo começa com Joe (Rafe Spall) e Matt (Jon Hamm) em uma espécie de chalé, vazio, no meio de um nevoeiro. É Natal e Matt decide preparar uma ceia para os dois, enquanto ouve músicas natalinas. Tentando puxar assunto com Joe, pergunta o que o levou até aquele chalé, mas o rapaz se recusa a dizer. Em vez disso, devolve o questionamento a Matt, que começa a contar sua história. O episódio é dividido em três momentos a partir daí. Com um final surpreendente e um desenrolar melhor ainda, é exatamente o que você precisa se quer deixar o clima de amor, gratidão e felicidade do Natal de lado. Mas vai valer a pena!