Gentileza, coragem, equilíbrio, autenticidade, amor, esperança e sorte. Esses são alguns dos desejos que escutamos todos os anos de nossos familiares e amigos. E como o Teoremas já se considera parte da família decidi buscar filmes que ilustram esses sentimentos para você assistir ainda essa semana, um por dia, e chegar na noite de ano novo super entendido e apto a entrar em qualquer conversa.

Gentileza – O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

O filme de 2001 é um clássico do diretor, Jean-Pierre Jeunet, além de ser considerado um filme ‘cult’. Amélie (Audrey Tautou) mora e trabalha como garçonete no um bairro parisiense. Em um dia comum, ela encontra uma caixa com alguns objetos pessoais em seu banheiro e resolve procurar o verdadeiro dono. Ao ver a reação de Dominique (Maurice Bénichou), dono dos objetos, uma nova cadeia de sentimentos nasce em Amélie e ela resolve praticar pequenos gestos para ajudar as pessoas que a cercam.

Coragem – Looper

O filme de 2012 conta com a direção de Rian Johnson e grandes nomes no elenco. Em um mundo onde os assassinatos são proibidos, a viagem no tempo é a solução encontrada pelos grandes gângsteres para fazer sua justiça. Joe (Joseph Gordon-Levitt) é um assassino que vive no passado, e recebe, quase diariamente, uma pessoa para assassinar. As coisas mudam quando ele percebe que a vítima da vez é ele mesmo. Interpretado por Bruce Willis, o Joe do futuro, volta ao passado determinado a matar o chefe do crime, que ainda é uma criança. Confuso, né? Mas vale a pena assistir esses filmes e acompanhar os sacrifícios e a coragem que personagem principal tem ao longo da trama.

Equilíbrio – Divertidamente

Não é novidade que as animações da Disney sempre nos fazem chorar, além de passar uma mensagem importante. Com Divertidamente não foi diferente, o filme lançado em 2015 foi produzido pela ‘Pixar Animation Studios’, tem a direção de Pete Docter e ganhou diversos prêmios no ano passado, entre eles o Oscar de Melhor Animação. A história se passa ao redor de Riley, uma garotinha que acaba de se mudar para São Francisco com sua família. Entretanto, os verdadeiros protagonistas são os sentimentos da garotinha. Dentro da cabeça de Riley acompanhamos Alegria, Tristeza, Raiva, Medo e Nojinho, comandando todo as lembranças da garota. Após a Tristeza fazer Riley chorar em frente a sua classe, criando uma memória ruim, Alegria tenta apagar essa memória antes da chegada a ‘central’. Mas um terrível acidente acontece e as suas acabam sendo jogadas para fora da sede e os sentimentos de Riley ficam instáveis. Com o filme, podemos perceber que todos os momentos são importantes na nossa vida, só precisamos saber como usar as nossas memórias para crescer e amadurecer, buscando o equilíbrio.

Autenticidade – O Verão da Minha Vida

Com direção de Nat Faxon e Jim Rash, o filme foi lançado em 2013. Duncan (Liam James) é um garoto de 14 anos que é forçado, pela mãe, a fazer uma viagem de férias com ela, seu novo namorado e a filha dele. Trent Ramsey (Steve Carell), padrasto de Duncan, menospreza o garoto e sempre faz comentários que o diminuem. Tentando fugir disso, Duncan acaba em um parque aquático e conhece Owen (Sam Rockwell), que simpatiza com o garoto e acaba o contratando para um emprego de verão. É nesse espaço que Duncan se encontra e acaba desenvolvendo sua confiança e coragem.

Amor – O Som do Coração

Talvez esse seja o filme mais bonito que eu já vi, e o que trata o amor da forma mais real possível. Lançado em 2007 e com direção de Kirsten Sheridan, o filme conta a história de Evan (Freddie Highmore), um garoto que mora em um orfanato, mas tem o sonho de conhecer seus pais. Ele possui um talento incrível para a música e, quando decide fugir do orfanato e procurar pelos seus pais pela rua de Nova York, ele acaba virando alvo de Wizard (Robin Willians), um morador de rua que vê no garoto a possibilidade de ganhar dinheiro. A busca do garoto pelo seus pais se baseia na música e nas lembranças limitadas que ele possui. Lyla (Keri Russel) mãe do garoto, descobre na mesma época que seu filho está vivo e que foi entregue para adoção com a ajuda de seu pai. O encontro é emocionante e, com certeza, irá render algumas lágrimas.

Esperança – O Mistério da Libélula

Com direção de Tom Shadyac, o filme de 2002 conta a história do Dr. Joe Darrow (Kevin Costner), um médico respeitado que perde a esposa, Emily (Susanna Thompson), enquanto ela fazia trabalho voluntário na Venezuela. Meses após a morte de Emily, o corpo ainda não havia sido achado, e coisas estranhas começam a acontecer com Joe. Ele começa a perceber movimentações dentro de sua casa e a perceber a presença de diversas libélulas ao seu redor. Durante uma visita aos pacientes da sua esposa, ele conversa com Jeffrey, que revela um sonho com Emily perto de um arco-íris tentando se comunicar com Joe. Após isso ele parte para a Venezuela em busca de respostas.

Sorte – Sorte no Amor

O filme de 2006 conta com a direção de Donald Petrie. Ashley (Lindsay Lohan) é uma garota bem-sucedida e conhecida pela sua sorte em abundância. Enquanto isso, Jake (Chris Pine) é a personificação do azar. Durante um baile a fantasia os dois acabam se beijando e, com isso, tem as suas sortes invertidas. A busca de Ashley por Jake para recuperar a sua sorte novamente é muito divertida. O filme é uma comédia romântica bem divertida, ótima para levantar o ânimo e esperar a virada de ano.

Depois de encerrar o ano com chave de ouro, assistindo a essa seleção (modéstia parte) maravilhosa, você ainda vai poder começar o ano com o pé direito assistindo a mais sete filmes. A lista com esses filmes para assistir na primeira semana saí na próxima semana aqui no Teoremas. É só ficar de olho para não perder nadinha!