O Oscar já tem data para acontecer, dia 4 de março. Já a lista oficial com todos os indicados sai no próximo dia 23. As especulações são muitas, e todas as premiações que antecedem o Oscar já são conhecidas por ditar, além dos indicados, os possíveis vencedores. Baseada nessas premiações eu resolvi especular um pouco e escolher alguns possíveis indicados para a categoria de Melhor Filme.

O prêmio mais esperado da noite costuma ter entre 5 e 10 indicados. Este ano o número de filmes cogitados para concorrer é grande, mas as indicações das principais premiações restringiram essa lista.

The Shape of Water

Dirigido por Guillermo Del Toro, o filme já arrecadou diversas estatuetas importantes, entre elas, o Leão de Ouro no Festival de Veneza. O filme é uma história de amor entre uma zeladora muda e um homem anfíbio. A estreia aqui no Brasil está prevista para 1° de fevereiro.

Dunkirk

Christopher Nolan foi o responsável pela direção desse filme e, acredite, isso diz muito sobre o que é longa. Ambientado durante a Segunda Guerra Mundial, a narrativa não-linear que a história segue e as belíssimas interpretações de atores inexperientes transformaram o filme em uma experiência fantástica. O filme teve a sua estreia aqui no Brasil em 27 de julho do ano passado.

The Florida Project

Com direção de Sean S. Baker, o filme se passa na periferia da Flórida, estado conhecido por abrigar parques temáticos de empresas como a Disney e a Universal. Diferente do centro comercial que atrai turistas de todo o mundo, a história de Moonee (Brooklynn Prince) se passa em hotel de beira de estrada, local de residência para várias famílias. A estreia aqui no Brasil só acontece em 1° de março.

Lady Bird

O filme de estreia de Greta Gerwig, conhecida por sua carreira de atriz, ganhou grande destaque nas últimas semanas a atingir a pontuação de 100% no Rotten Tomatos. O filme conta a história de Christine, que se autodenomina ‘Lady Bird, uma estudante do último ano do ensino médio que deseja sair da cidade natal para cursar a faculdade. A estreia prevista para o filme aqui no Brasil é 15 de fevereiro.

Call me by your name

Dirigido por Luca Guadagnino, o filme não poderia ter outro cenário que não a Itália. Elio (Timotheé Chalamet) é um jovem que descobre a sua primeira paixão em Oliver (Armie Hammer), um acadêmico que se hospeda em sua casa para ajudar seu pai em uma pesquisa.

Get Out!

Talvez esse seja o filme mais eletrizante do ano. Com direção de Jordan Peele, o filme usa do terror para abordar o racismo de uma forma inacreditável. O protagonista é interpretado por Daniel Kaluuya, os mais fanáticos por ‘Black Mirror’ devem reconhece-lo do episódio ‘Fifteen Million Merits’, e não existe outra frase para definir o filme que não “Isso é tão Black Mirror! ”. O filme estreou aqui no Brasil em maio do ano passado e embora não tinha sido um campeão de bilheteria, agradou muitos críticos e já conseguiu diversas indicações em outras premiações.

I, Tonya!

Baseado na história de Tonya Harding, uma patinadora americana que superou diversas dificuldade durante a infância e foi alvo de diversas acusações após o atentado contra a sua colega de profissão, Nancy Kerrigan. O filme dirigido por Craig Gillespie tem como objetivo contar a verdade por trás, não só desse acontecimento, mas de toda a vida da patinadora. A data de estreia prevista do filme aqui no Brasil é 15 de fevereiro.

Three Billboards about Ebbing, Missouri

Martin McDonagh escreveu e dirigiu esse longa que está entre um drama e um filme policial. A história acontece na cidade de Ebbing e conta o drama vivido por Mildred (Francis McDormand) que teve a filha brutalmente assassinada após um estupro, entretanto ainda espera que o culpado seja encontrado. O filme foi o grande vencedor do Globo de Ouro, arrecadando 4 prêmios, entre eles, o de Melhor Filme de Drama.